MENSAGEM DE UMA ENTIDADE BAIANA

MENSAGEM DE UMA ENTIDADE BAIANA

Oxi, quero perguntar uma coisa, pra que tanta tristeza e medo? Tô vendo um monte de cara assustada aí… Hoje é dia de festa, povo!!! Saibam que a alegria na vida é vocês que fazem, a alegria está dentro de cada um. Sei que estão assustados com este silêncio que o mundo d’ocêis está vivendo, mas já ouviram por demais que isto era necessário! E vocês lá no fundo sabiam que ia chegar um dia que alguma providência ia ter que ser tomada, aliás nóis já avisa faz tempo, num é? E por incrível que pareça, mesmo com este medo todo que está aí dentro d’ocêis, ainda assim percebem que de alguma forma ou de outra era necessário.

Como bão baiano!! Bão porque se dependesse de muitos, pra não falar de todos, ocêis nunca iriam parar pra olhar pra dentro d’ocêis como estão fazendo agora, olhar pro seus familiares, olhar pro seus amigos, fazer coisas que sempre quiseram fazer, mas nunca tinham tempo, descobrir novas querências pra vida, descobrindo que o que era tão importante deixou de ter importância, gente que achava que nunca podia parar foi parado, gente que achava que era tão importante esta  descobrindo que é igualzinho ao outro que julgava sem importância, gente que se achava tão valente se vendo amparado por aquele mais frágil, gente descobrindo sua verdadeira crença, pois é, agora é hora de aproveitar este tempo para ver que as melhores coisas que vocês têm na vida é de graça, o Ar – Água – Sol -Terra. Estão aprendendo a contemplar o que Oxalá deu pra ocêis. Gente que nunca teve tempo de olhar pro céu, vendo a sua beleza do amanhecer e do entardecer, gente que nunca admirou a natureza, as árvores, vendo folhas e brotos novos nascerem, gente admirando pássaros e animais se aproximando, gente descobrindo sua criança junto com as crianças, e até crianças e moços descobrindo que seus velhos têm muitas histórias boas pra contar, jovens aprendendo a cuidar dos seus velhos, gente se juntando e preocupado em ajudar o próximo que nem sequer conhece só porque ouviu falar que está em dificuldade, gente descobrindo que pode ter o pataco que for que não compra a saúde. E muitas outras coisas que se eu fosse ficar falando aqui não ia ter fim não.

Agora volto a perguntar: pra que tanto medo, insegurança, tristeza?

Oxi! O medo é porque ocêis se sentem ameaçados de alguma coisa, né não? Mas vou dizer uma coisa, o medo sempre esteve presente na vida d’ocêis até pra escolher reencarnar ocêis tiveram medo (risos)! O medo sempre estará presente, ele faz parte de um mecanismo de alta defesa d’ocêis… Oxi, acho que Oxalá já botou em ocêis para diminuir um pouco o trabalho dele (risos). Se ocêis não tivessem medo, talvez a maioria nem estaria mais neste plano, ia sair desembestado a fazer o que desse na telha né. O medo tem seu lado bom. Ele ativa dentro d’ocêis uma antena pra ocêis refletirem e terem cautela. O medo ajuda ocêis a se prepararem para enfrentar os acontecimentos e até mudarem o rumo da vida. Oxi, o medo nada mais é do que a vontade de viver! Agora, tem que saber lidar com ele, transformar ele em objetivo das conquistas e mudanças da vida a sobrevivência. Aproveitar, entender e aceitar mais seus limites e, principalmente fazer a mudança necessária para ser feliz. Já que agora ocêis viram que tudo pode mudar sem sequer poder escolher, então escolha sua mudança. Ou ocêis acham que nós não tínhamos medos em nossas caminhadas? Tínhamos e muito!!! Mas nós tínhamos uma determinação que era seguir em frente para preservarmos nossas vidas e de todo o bando. Aproveitávamos nosso pouco tempo de sossego, que eram raros mesmos, para cantar, festejar, beber e namorar. Sempre acreditando que dias melhores viriam. Sempre fomos determinados e sabíamos que enfrentar o medo é o que movia nossa rota. E assim íamos construindo nosso mundo (que aí é outra história). O que quero falar pra ocêis é que respeitem este medo que estão sentindo, mas não deixe dominar sua vida. Porque é ocêis que irão mudar o rumo do mundo. Através do amor pela vida, amor pela natureza, amor ao próximo e aos animais. E sejam felizes, cantem, dancem, corram, andem, se apaixonem, aproveitem o que Oxalá deu de graça para ocêis! A Vida é para ser vivida com felicidade!

 

De um Baiano (que ainda não deu nome).

 

Texto enviado por Valquíria Campos Filha de Santo do T.E.U.C.Pena Verde – 17/04/2020

Sem Comentários

Escreva um Comentário