Oxóssi

Home Oxóssi

Definição

É o senhor das matas e florestas, rege todas as formas de vida da mata, a caça, as folhas, flores, enfim é o protetor da ecologia, pois protege a fauna e a flora. Na Umbanda absorveu as características de Ossain, o Orixá das folhas, que detém o segredo do poder curativo e ritualístico das ervas. É o Orixá da caça e da fartura, aquele que provém o alimento, que possui a consciência da coletividade, a preocupação com o semelhante.

É a divindade que rege o conhecimento, representa a sabedoria e o conhecimento espiritual. Aquele que busca e trás a doutrina através da fé, desenvolve em nós a ligeireza do raciocínio na busca pelo conhecimento, na apreensão de novos horizontes, provocando um movimento contínuo na nossa evolução.

É o Orixá do comprometimento, dedicação, perseverança, abnegação, firmeza de propósito e luta por sua fé e pelo que acredita, possui forte resistência às adversidades.

 

Arquétipo

Encontramos Oxóssi no nosso cotidiano como caçador do axé, aquele que busca as coisas boas, caça as boas influências e as energias positivas. Ele também está ligado às artes, no ato da pintura de um quadro, na confecção de uma escultura, na composição de uma música, na dança, na escrita de poemas e romances. Oxóssi é a vontade de viver com dinamismo e otimismo, mas também é a vontade de vislumbrar, de contemplar, de criar.

E pode ser um pouco a preguiça e a vontade de só pensar e criar. Os filhos de Oxóssi possuem o espírito aventureiro, livre e desprendido. Não têm olhos para o perigo, pois não o vê. São regidos pelo elemento ar, são rápidos de raciocínio e não se prendem a nada de muito fixo ou estável. São de ideias mutáveis, extrovertidos, generosos, hospitaleiros e amigos. Com uma veia artística apurada, estão sempre cheios de iniciativas, à procura de novas descobertas e atividades. Como não apreciam discórdias, dificilmente terão quizilas com seus semelhantes.

Como filhos serão um tanto aéreos, com dificuldade para seguir normas. Dificilmente assumirão compromissos sérios e por conta de seu desprendimento, muitas vezes parecerão ausentes. Desvencilham-se de discussões ou situações conflitantes.

Como esposo, o filho de Oxóssi sempre se esforçará para encontrar a paz e a alegria no lar. Porém, sua enorme vontade de mudanças, aliada à constante procura por novidades, além de não dar bases sólidas ao casamento poderá vir a incomodar demais a sua esposa.

Como profissional terá sucesso em qualquer setor, tanto comandando quanto comandado. Terá dificuldades para manter o mesmo emprego por muitos anos; sua sede por novos horizontes faz com que seus ideais sejam maiores que a razão e a responsabilidade. Seu maior prazer estará nas artes; como profissional liberal terá força para vencer, pelo menos para se satisfazer, já que vive muito de ilusões.

 

Chacra

Oxóssi rege o chacra frontal, que é o chacra da percepção mental, da intuição, da clarividência. Ele está mais relacionado ao raciocínio e ao pensar, aqui está o sentido do conhecimento. Esse sentido do conhecimento pertence a pai Oxóssi. Relaciona-se diretamente aos olhos, nariz e ouvidos, pois são os órgãos da recepção de informações, como a voz, o aroma e a visão. A visão íntima das coisas começa através do chacra frontal, ele se conecta a visão dos mundos paralelos, porque abrange todo tipo de energias. É ai que avaliamos todos os valores que norteiam a nossa vida.

Características

  • Bebidas para oferenda: água de coco, caldo de cana, vinho tinto.
  • Cores: verde (azul celeste claro).
  • Comemoração: 20 de janeiro.
  • Dia da semana: quinta-feira.
  • Sincretismo: São Sebastião (São Jorge, no Candomblé).
  • Corpo humano e saúde: aparelho respiratório.
  • Elemento: ar. Metais: bronze, latão.
  • Pedras: esmeralda, calcita verde, quartzo verde, turquesa, amazonita.
  • Aroma (essência): sândalo, alecrim.
  • Ervas: comigo-ninguém-pode, erva-de-bicho; tabaco, guiné, jurema preta, pimentas, abre-caminho, alecrim, alfavaca, Artemísia, folhas de café, capim cidreira, cipó caboclo, graviola, hortelã, levante, poejo, folha de incenso, folhas de limão, louro, folhas de mangueira, manjericão, cidró-pessegueiro, dracena, Pitangueira, samambaias.
  • Flores: do campo. Planeta: Vênus. Ponto da natureza: Matas. Saudação: Okê, Arô! (Salve, Rei, que fala mais alto).
  • Símbolos: arco e flecha, iruquerê (símbolo da realeza de Oxossi, a maneira de mata-moscas, é feito de pelos de rabo de boi, em cabo de madeira ou metal, refere-se à insígnia de poder real e sacerdotal).

                 Elementos que compõem a oferenda

Fita verde, 07 velas verdes, cerveja branca, copo de vidro, pemba verde, toalha verde, alguidás para as comidas (mandioca, peixe assado, frutas, milho verde cozido, etc.), frutas, flores ou folhagens.

 

  Lenda

Diz uma lenda africana que Oxóssi morava com sua mãe Iemanjá e seus irmãos Exu e Ogum. Um dia ele foi caçar nas matas. Como não voltava Ogum foi procurá-lo e descobriu que ele havia ficado com Ossain, que morava nas matas e detinha todo poder das ervas e plantas. Ossain havia dado um preparado para Oxóssi para ele perder a memória. Quando eles retornaram para casa Iemanjá não quis mais receber Oxóssi. Este partiu para as matas e ficou morando com Ossain e Ogum revoltado pela intransigência materna também saiu de casa. Assim foi que Oxóssi passou a deter todo conhecimento sobre as ervas e plantas.