Pomba Gira

Pomba Gira

 

Entidades femininas que atuam na Linha de Esquerda. Assim como Exu, estão a um grau no negativo (-1) em seu nível de evolução, são as guardiãs a esquerda dos Orixás. Também são espíritos femininos que sofreram uma queda, se redimiram e retomaram seu processo evolutivo.

Por suas qualidades de força, poder e sensualidade, livre de convenções, foram erroneamente associados a mulheres de rua, prostitutas porque logo no início da Umbanda as mulheres eram inferiorizadas perante os homens, reflexo de uma sociedade machista e conservadora, na qual a mulher era vista como ser inferior. Daí o preconceito com as Pombas Giras que se apresentam como espíritos femininos livres, fortes, provocantes e extremamente intensos. Elas surgem como Linha de Trabalho no momento histórico do movimento feminista no Brasil. Manifestam a característica da mulher livre, independente. Influenciam as mulheres a resgatarem a sua dignidade, liberdade e, principalmente a feminilidade. Traz uma quebra de padrão, a libertação da mulher para uma vida feliz e livre de preconceitos.

Em sua manifestação durante a incorporação dançam e movimentam-se suavemente, tendo como características a sensualidade e a delicadeza. Trazem em seu arquétipo a mulher bem resolvida, que se conhece, que se ama e que se cuida, que é dona de si e de suas escolhas. Resgatam a potência feminina e a autoestima, o amor próprio. A sua gargalhada representa a liberdade e a força em combater os nossos desafios com alegria, rindo diante dos problemas para podermos enfrentá-los com leveza e inspiração.

Elas possuem a capacidade de penetrar no íntimo dos indivíduos alcançando suas perturbações, depressões e segredos mais escondidos para serem depurados, expostos e eliminados. As Pombas Giras são encantadoras, fascinantes e conseguem atingir facilmente a mente e a essência de qualquer ser humano, sendo grandes trabalhadoras da espiritualidade. Fazem-nos refletir sobre a nossa vida íntima, emocional, sobre as nossas escolhas e posicionamentos na vida, provocando-nos, assim como Exu, a nos movimentarmos em direção a nossa evolução. Estimulam o conhecimento de si, a libertação de nossas amarras pessoais, principalmente emocionais, o despertar de sentimentos.

 

Elementos que compõem a oferenda

Fita vermelha, 07 velas pretas/vermelhas pemba vermelha, alguidá para comida, cigarro longo, rosas vermelhas, champanhe rosa vermelhas, taça de vidro vermelha, morangos, maçã, uvas vermelhas.