Ritual do casamento
Como sabemos cada Templo tem seu próprio ritual.
Na Umbanda, a união de duas pessoas vai muito mais além, é na realidade a união de dois espíritos que estão sendo consagrados a viver suas vidas em comunhão permanente.
O importante é que o casamento deve estar fundamentado no amor, o sentimento mais nobre do ser humano.
O casamento na Umbanda é realizado pelo sacerdote (responsável espiritual do Templo) é legal, tem validade desde que o Templo esteja legalizado junto a Federação de Umbanda, ou seja, é lícito.
O verdadeiro sentido do casamento na Umbanda é união de duas almas, deixar de serem partes para ser um todo. É o elo que perpetua a espécie humana na construção de uma família.
É na família que surgem os conceitos de moral, ética, religiosidade que são a base para nossa sociedade. É uma instituição divina, é um comprometimento, cumplicidade e energia total para que se tenha um bom relacionamento com respeito, dedicação, maturidade e amor, esses são os conceitos que precedem a religião no compromisso de um casamento.
Ritual :
- O Terreiro é enfeitado com flores a escolha dos noivos.
- No Congá a representação dos quatro elementos, ou seja, pemba como terra, as velas como fogo, água (de cachoeira e de mar) e o ar.
- As velas branca para Oxalá e sete linhas para os Orixás que guiarão a cerimônia no Astral permanecem acesas no Conga.
- É rezada a prece de Cáritas
- Os atabaques batem os pontos escolhidos pelos noivos.
- Os filhos de Casa, com seus uniformes brancos, formam um corredor dos dois lados da passadeira de flores.
- Na entrada dos padrinhos pelo corredor os filhos da casa erguem as espadas de São Jorge formando um túnel.
- O noivo vestido com as cores de seu Pai de cabeça, acompanhado de sua mãe ao toque do ponto de seu Pai de cabeça se dirige à passarela de flores. Na entrada da passarela, o noivo cumprimenta sua mãe, que o deixa sozinho entrando com seu esposo pelo corredor onde novamente os filhos da casa erguem suas espadas de São Jorge formando assim o túnel novamente.
- Da mesma forma a noiva, vestida nas cores de sua Mãe de cabeça ao toque do seu ponto acompanhada por seu pai para na entrada da passarela, ao lado do noivo enquanto seus pais entram pela passarela sob o túnel de espadas dos filhos da casa.
- Quando todos os padrinhos e pais já estiverem em seus lugares próximos da Cabocla Jurema (Entidade Mentora de direita do Templo), os noivos entram pela passarela sob o túnel de espadas e flores ao som do Hino da Umbanda.
- A Cabocla Jurema faz a cerimônia, onde enfatiza a importância do casamento na Umbanda bem como a dos padrinhos na vida do casal.
- As alianças, trazidas por crianças do Templo ao toque do ponto dos Erês, são banhadas numa concha do mar pelas águas de Iemanjá.
- Na colocação das alianças os noivos fazem as juras repetindo o seguinte texto:
“Eu, (nome da noiva / noivo), escolhi de firme consciência e respeito unir nossas vidas neste plano através das leis da Umbanda.
Que esta aliança simbolize o elo do amor e da união de nossos espíritos conciliados na matéria.
Que possamos aprender e evoluir juntos com verdade, compromisso e fé alcançando assim a verdadeira felicidade tão almejada por nós sob a bênçãos de Oxalá.
- Os noivos são cruzados com pemba branca (representação elemento terra) que representa a estabilidade e abençoados pelas águas de Oxum para abrir seus caminhos.
- Os padrinhos erguem e unem as velas dos pais de cabeça dos noivos como símbolo de união da Luz que rege os Espíritos de cada um, sob as bênçãos de Oxalá.
- Os noivos e os padrinhos assinam o livro ata
- São jogadas flores brancas ou folhas de Jurema sobre os noivos que saem seguidos pelos pais e padrinhos, ao toque do ponto de Oxalá ao mesmo tempo em que palmas são batidas em suas homenagens.
- Todos os convidados presentes na cerimônia, retiram-se do Terreiro, atrás dos padrinhos, pela passarela de flores, para receberem também a energia imanada em todo o ritual do casamento.
- O Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde ao final da cerimônia entrega aos noivos uma certidão de casamento da Umbanda
Desta forma a união Espiritual está firmada, a união divina oficializada e o amor institucionalizado na vida dos noivos.
Segue a festa ou recepção.
Em cada cerimônia de casamento sempre há uma inovação ou improviso, dependendo do histórico do casal. A Cabocla Jurema ou Vó Catarina (Entidade Preta Velha do Templo), que geralmente dirigem a cerimônia, fazem uma releitura do encontro dos caminhos trilhados em reencarnações passadas do casal, portanto sempre há um diferencial nas cerimônias, por isso a necessidade de ser umbandista e frequentar um Terreiro.