Corrente

CORRENTE

 

DIRIGENTES ESPIRITUAIS

Mentora Espiritual

A Mentora Espiritual (Mãe de Santo ou Babá) é a responsável pela condução da casa, por todos os seus rituais e atividades. Ela é aquela que cumpre as determinações das Entidades de Comando do Templo, nos passa as orientações espirituais devidas dentro da doutrina. Possui a firmeza, discernimento, sabedoria e força que foram cunhados em seu espírito, como parte de sua missão e evolução para formação de novos seguidores e divulgadores da Umbanda, com a renovação constante de seus valores máximos que são o amor, a caridade e a paz.

 

Pai ou Mãe Pequeno

Médium de apoio a Mentora Espiritual , substituindo-a em sua ausência,  que a auxilia diretamente nas atividades e/ou trabalhos espirituais que são realizados na casa, dividindo suas responsabilidades com os ponteiros e médiuns de apoio.

 

           MÉDIUNS

 

Ogãs

Médiuns preparados e designados para a abertura dos Trabalhos, que através do toque dos atabaques e das vozes (Curimba) fazem a evocação dos Orixás, Entidades, saudações à Babá e na condução de todos os rituais realizados no Templo. São de sua responsabilidade os cuidados e a preservação de seus instrumentos.Tem que ser bem preparado e Coroado como Ogã para exercer tal função em um Terreiro, pois além de serem médiuns intuitivos, são Sacerdotes natos, aqueles que nascem com a função de falar por um Orixá ou Entidade através de seus toques e vozes. A curimba é um ponto irradiador de energia dentro do Terreiro, potencializando ainda mais as vibrações dos Orixás e Entidades, ajudando os médiuns tanto na hora das incorporações, desincorporações e da firmeza de um trabalho. Devem estar sempre alinhados com a Mentora Espiritual e suas designações. 

 

Médiuns de Consulta

São Filhos de Santo que tem a sensibilidade de estabelecer a comunicação do mundo material com o espiritual, desenvolvendo a sensibilidade de incorporação. Esta sensibilidade vai se aprimorando com a prática e se torna mais intensa, portanto deve ser bem dirigida, orientada e aceita com compromisso e seriedade. Deve estar voltada ao bem da humanidade e estar a serviço da evolução e crescimento do espírito, pois foi assumida antes do encarne na matéria.

 

Médium de Apoio

Médiuns de grande importância que são orientados a prestar auxílio aos trabalhos da Casa como um todo: oração,descarrego,administração, organização e orientação quanto as normas da Casa. Portanto devem ter conhecimento profundo de todas as normas vigentes.

 

Médium de Descarrego

São responsáveis pelo trabalho de limpeza espiritual das pessoas que estão negativadas, possuídas por sentimentos de depressão, angustias, medos que os deixam vibratoriamente vulneráveis a interferências de obsessores ou mesmo de suas próprias vaidades e desequilíbrios.

É realizado através de uma limpeza com velas de esquerda (pretas e vermelhas) onde as negatividades e espíritos obsessores serão encaminhados para o Comando de Esquerda para doutrinação e evolução. Após esta limpeza, haverá uma energização através de velas de Direita, para firmar as energias positivas.

 

Médium da linha Médica Espiritual

São médiuns que possuem a sensibilidade fluídica com a linha Médica Espiritual, Orixás e Entidades afinadas nessa vibração (Linhas Africana, Hindus e Orientais), Estes espíritos curadores são de altos graus evolutivos. trabalham por intermédio de influências espirituais que visam a energização dos Chacras levando ao equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual daqueles que necessitam de ajuda. Esse trabalho energético visa desenvolver nas pessoas a compreensão e aceitação de seus males, a aprendizagem do Espírito para sua evolução e possível cura.  

 

Cambone

São médiuns em desenvolvimento espiritual que auxiliam os médiuns de consulta atendendo as solicitações e necessidades das Entidades, auxiliando no processo de incorporação e desincorporação e no atendimento aos consulentes.

São parte integrante de todo o trabalho Espiritual, pois os Guias Espirituais se utilizam deles aproveitando suas energias e vibrações principalmente durante o atendimento aos consulentes. . O cambone precisa ter conhecimento de todo o ritual e procedimentos nos atendimentos e de todas as Entidades do médium que ele assiste, precisando de toda atenção, ética ao ouvir as consultas e zelo em acompanhar o consulente em todas as suas necessidades, sabendo ajudá-lo a fim de que não paire nenhuma dúvida ou incerteza quanto às orientações das Entidades.

 

 

PARA FREQUENTADORES

Assistência / Consulentes

São frequentadores da Casa que visam o conhecimento da Umbanda bem como amparo Espiritual, orientação e evolução mediúnica. Para ser considerado um verdadeiro Umbandista é preciso seguir as Normas, acompanhar os rituais, respeitar e participar das mudanças e os novos caminhos que a Umbanda se propõe a realizar em busca do aprimoramento e evolução do ser humano.