Exu

Exu

A Linha de trabalho de Exu compõe-se de espíritos que sofreram uma queda em seus processos evolutivos, passaram por um processo de purgação espiritual após seus desencarnes, pagando suas dívidas, purificando-se dos erros cometidos e retomando seu processo evolutivo nas Trevas (grau negativo de evolução).

Estão a um grau no negativo (-1) em seu nível de evolução, o nível máximo de evolução no polo negativo, portanto trabalham à esquerda dos Orixás, ou seja, atuam como absorvedores e diluidores da manifestação no polo negativo do Orixá, por exemplo, Oxum rege as emoções, se alguém está desequilibrado emocionalmente, ou seja, está manifestando em si o polo negativo da emoção, Exu é o responsável por esgotar e diluir tal manifestação, fazendo a limpeza e ajudando os seres a retomarem o seu equilíbrio energético.

Por isso o seu trabalho dentro da Esquerda é crucial para mantermos o equilíbrio da vida, assim como o dia necessita da noite, e todos os opostos que se complementam formando o Todo.

Eles são os trabalhadores do plano espiritual nas Trevas em prol da Luz.

Trazem o arquétipo da sinceridade, fazem refletir o íntimo de todos nós, sendo a voz da consciência. São guardiões do externo e do interno de cada um de nós, além de nos proteger contra os males em nossos caminhos, protege-nos dos nossos próprios sentimentos e pensamentos, e são extremamente preparados para trabalharem em seu campo de ação.

São espíritos em processo de redenção e não escondem isso de nós, pelo contrário, contam suas histórias e os erros cometidos no passado, trazem em seu arquétipo a natureza humana do indivíduo comum, que tem suas qualidades e suas fraquezas, que já resolveu muitos aspectos em si, porém que ainda tem muitos ajustes a serem feitos. Traz a mensagem de que é possível servir a Deus, mesmo tendo seus débitos, dificuldades e limitações, de que podemos cair, mas temos sempre a oportunidade de levantarmos e sairmos de cabeça erguida, a serviço da Luz. Não importa os erros cometidos, sempre temos a oportunidade de retomarmos nossa trajetória evolutiva. O nome do Exu dirá a falange em que trabalha e o Orixá de seu campo de ação.

Ele é executor da Lei e guardião da Luz, é um sábio conselheiro e guia. Traz segurança e firmeza para os trabalhos espirituais e nossas vidas, impedindo que qualquer demanda atrapalhe o nosso processo de evolução. Sua energia é de força, poder, magia.

 

Chacra

Orixá Exu está ligado ao Chacra Sexual, onde há o estímulo da vitalidade, dos sentidos e sentimentos do prazer, da sexualidade, do movimento, da atração, das emoções.

 

Elementos que compõem a oferenda

Fita preta, 07 velas pretas/vermelha, pemba preta, alguidá para a comida, pinga, cravos vermelhos, farofa com 07 bistecas e 07 pimentas, charuto, cigarro, copo preto.