Ritual do Batismo na Umbanda
O batismo é o mais importante sacramento em qualquer religião.
É o fundamento para dar vida ao Espírito, é a iniciação à religião umbandista para o tratamento do Espírito.
Se batizar na Umbanda é revestir sua áurea da luz de Olorum passando assim a fazer parte dos filhos de Oxalá. É a porta de entrada para o recebimento das energias dos Orixás, cada um ligado a um elemento da Mãe Natureza (água,terra, fogo e ar).
Na Umbanda, contamos com o amparo dos Guias , Entidades e Orixás que acompanharão assim na guarda do médium na proteção e orientação em toda sua vida.
O ritual pode ser praticado dentro do próprio Terreiro, numa cachoeira ou na praia pelo sacerdote (responsável espiritual do Templo) incorporado na Entidade Preta Velha ou alguém de sua confiança por ele indicado.
. Primeiro limpa-se o Filho com sal grosso e depois purifica-se com a água. Batizar é emergir em água e na Umbanda, usamos a água de cachoeira e Oxum que tem o poder de limpar e purificar o chacras e alimentar nosso Espírito fortalecendo e equilibrando nossa alma com puras vibrações.
. O uso da pemba, cruzando os pontos principais dos chacras, frontal, cardíaco, e nas mãos, são para conduzir nosso Espírito, irradiar energias positivas afastando as negativas e assim abrindo os portais da luz de Oxalá.
. A velas usadas: branca de Oxalá, Pai e Mãe de Cabeça ou rosa e azul de Erês para crianças, permanecem acesas durante toda a cerimônia nas mãos dos Padrinhos, simbolizando a Luz de Olorum que o acompanhará por todo caminho de sua vida.
Durante o Batismo, são dadas todas as explicações do significado do ritual, para que não se tenha dúvida do que está sendo realizado, inclusive a importância dos Padrinhos é valorizada, pelo fato de a partir daquele momento, poder contar com suas orientações e ensinamentos ao longo de suas vidas, nas dificuldades, nas dúvidas e também nas alegrias, uma vez que a verdadeira filosofia da Umbanda, é pautada em sentimentos nobres de caridade, respeito, amor e muita fé.
Ao final, é feito um banho de pétalas de rosas brancas no batizando, para lembrá-lo que foi coroado por uma religião onde a magia e as divindades estão lhe cobrindo de bênçãos em todos os momentos de sua vida, onde o aroma e a textura que cai sobre ele sejam a garantia de sentir a presença permanente da luz e proteção de Oxalá.
A cerimônia termina com a Vó Catarina ( Entidade Preta Velha do Templo) presenteando os participantes do batismo com uma rosa branca para fazerem um banho.