Exu Orixá

ORIXÁ EXU

Exu é o Orixá que veio antes; antes de tudo já existia no vazio.

Exu é guardião dos exteriores, pois ele existe antes da criação de tudo. Por isso é assentado sempre do lado de fora. Ele rege o vazio, ele envolve toda a criação. Ele veio antes de todos os Orixás, pois pertence ao vazio. Por estar no vazio, ele pode estar em todos os lugares. É o senhor das Encruzilhadas, o guardião das porteiras ou das passagens, onde os caminhos se cruzam, onde as escolhas devem ser feitas.

A palavra Exu em Iorubá significa “esfera”, é infinito, aquilo que não tem começo nem fim, é o princípio de tudo, é a geração da vida, é a força da criação. É o equilíbrio negativo do Universo. Ele é energia vital, elemento dinâmico que nos dá capacidade de agir, pensar e concretizar.

Sua vibração está em nos estimular o íntimo para tomarmos decisões justas e acertadas, dentro da Lei Divina. É essa vitalidade que nos move, nos guia para tudo em nossas vidas. Por isso se diz que “sem Exu não se faz nada!”.

Sua força está presente no momento inicial da concepção da vida onde acontece a fecundação do óvulo pelo espermatozoide e essa regência vai até a multiplicação da célula da vida, pois aí, quando há a multiplicação das células, essa regência passa para Oxum, que vai reger o feto até seu nascimento.

É Exu que serve de intermediário entre os homens e os demais Orixás. Ele é o mensageiro que leva nossos pensamentos para os outros Orixás. Ele é a própria comunicação, e é aquele que abre os caminhos para a resolução de todos os problemas. É aquele que mexe com o nosso Ego, nossas emoções, faz-nos pensar nas soluções, na saída para as aflições.

Exu tem como símbolo o tridente que significa força e poder de vitalizar ou neutralizar as qualidades nos seres humanos.

Exu é o mais humano dos Orixás por ser um complexo de contradições. É o executor do destino dos homens, exercendo grande influência sobre nós. É servidor para toda situação, demandando certo ou errado, como diz o ditado:” Exu faz o erro virar acerto e o acerto virar erro”.