Boiadeiro

 Boiadeiros

Os Boiadeiros são espíritos aguerridos, valorosos, objetivos, de poucas palavras, mas de muita ação. Seu arquétipo é forte, impositivo, vigoroso, valente e destemido.

Seus instrumentos são o laço e o chicote que representam o seu elemento de poder, seu campo de atuação que é o de conduzir os espíritos perdidos e desgarrados ao seu caminho para a evolução. Trabalham na purificação do ambiente e na quebra de demandas. Sua presença vibratória desencadeia uma ação de confronto, de quebra do negativo, do desorganizado.

Na incorporação são muito ágeis, vêm movimentando o braço como se estivessem laçando um boi, com movimentos rápidos, mas na verdade trabalham retirando as energias negativas.

Foram em vidas passadas trabalhadores do campo, vaqueiros, domadores de animais, soldados ou pessoas ligadas à domesticação de animais. Manifestam a cultura do sertão, da terra seca.

São espíritos que estão em um Grau transitório entre o primeiro nível negativo (-1) e o primeiro nível positivo (+1) de evolução. Dessa forma, alguns desses espíritos podem até reencarnar (nível zero de evolução: é o nível em que nos encontramos atualmente).

Alguns desses espíritos já foram Exus, portanto possuem uma afinidade vibratória com a Esquerda.

São regidos por Ogum e Iansã, por isso a energia é ígnea, de ordenamento e direcionamento, possuem a capacidade de trazer movimento, expansão, impulsionando e purificando as energias. Assim, possuem afinidade com a Linha dos Baianos, que também é regida por Iansã.

Com seus laços e chicotes vão descarregando o ambiente, afastam espíritos perturbadores e obsessores. Quando bradam alto e rápido, com tom de ordem, estão na verdade ordenando aos espíritos sem luz a se retirar. Esses espíritos atendem aos Boiadeiros pela demonstração de coragem que os mesmos lhes passam e são levados por Eles para locais próprios de doutrina. Então o seu maior trabalho é de dispersar as energias negativas dos ambientes e conduzir os espíritos inferiores a um local de refazimento. Além de conduzirem, também resgatam espíritos que se perderam da Luz.

Os Boiadeiros representam à liberdade, o vigor e a determinação que existe no homem do campo e a sua necessidade de conviver com a natureza e os animais, sempre de maneira simples, mas com uma força e fé muito grande. Trazem a coragem e destemor, possuem um forte instinto agregador e de união, são defensores dos mais fracos, indefesos, guiam e protegem os desencaminhados.

Elementos que compõem a oferenda

Fita laranja, 07 velas laranjas, copo de vidro, bebidas tais como aguardente de palma,ou , pemba laranja ou branca,alguidá para comida, carne seca cozida,tutu de feijão, pirão de peixe ou peixe seco, flores de palma