TEMPOS DE QUARENTENA – SAÚDE MENTAL

TEMPOS DE QUARENTENA – SAÚDE MENTAL

Estamos passando por tempos difíceis pela vivência da pandemia e todas as suas consequências de saúde, pessoais, familiares, econômicas e sociais. Sentimentos e emoções de medo, ansiedade, tristeza, angústias, incertezas fazem parte de toda crise. Sabemos que a presença física no Terreiro ajuda a aliviar as tensões e a reequilibrar as energias. Entretanto, nesse momento que ainda não é possível o reencontro, a espiritualidade nos convida a experimentar novas formas de vivências e conexões com a luz de nosso Pai Oxalá e todos os Orixás e Entidades que nos guiam e protegem, fortalecendo a nossa fé e sentindo o amparo espiritual necessário.

Em nossa página do facebolok e em nosso site estamos disponibilizando mensagens e textos de nossa Líder Espiritual e filhos da Casa, assim como as giras virtuais todas as segundas e quartas com o intuito de ajudar nessa conexão, amparo e equilíbrio espiritual, mantendo a nossa corrente unida. É um novo tempo para todos nós e precisamos nos adaptar às novas contingências e compreender que podemos aprender e nos desenvolver muito nesse processo também.

Para o nosso equilíbrio energético é importante o seguimento das práticas de autocuidado como os banhos de defesa e as defumações semanais em casa, além de tentar manter os bons pensamentos e vibrações, evitando sintonizar-se com as energias densas do ódio, do desespero, da raiva etc., filtrar bem os conteúdos e informações que assistimos ou ouvimos. Conectar-se a natureza (mesmo que mentalmente) ajuda muito. Agora é a hora de colocar em prática todos os ensinamentos e orientações que já recebemos de nossas queridas Entidades.

Em momentos como esse, de fragilidade e vulnerabilidade frente a crise, também temos que contar com nossa rede de apoio, familiares, amigos e pessoas que confiamos e com as quais podemos compartilhar nossos pensamentos e sentimentos. Também buscar realizar atividades que nos tragam bem-estar (e isso é muito particular) como ler um livro, assistir a um filme ou série, ouvir música, cozinhar…

Porém, sabemos que por vezes é necessário a busca por uma ajuda profissional. Há muitos psicólogos que estão atendendo online nesse período para um acolhimento pontual ou mesmo para acompanhamentos semanais (atendimentos particulares ou por convênio ou ações e projetos de acolhimentos gratuitos). Na rede pública existe o acompanhamento psicológico na UBS (Unidade Básica de Saúde) de cada bairro, além dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para os casos de transtornos mentais moderados a graves. Para profissionais da saúde que estão trabalhando diretamente no combate a pandemia há programas específicos do Governo para acolhimento psicológico, como por exemplo, o programa TelePSI.

Procurar ajuda não é fraqueza e sim autoconhecimento e autocuidado. Faz parte de nossa reforma íntima, é muito importante ser acolhido, ouvido, cuidado, amparado, principalmente nesse momento tão delicado que estamos vivendo. É preciso cuidar do templo mais precioso que temos: nós mesmos. Somos merecedores do equilíbrio e da paz. Porém, temos que fazer a nossa parte, muitas vezes, dar o primeiro passo (ou estar disponível a ajuda), somos os responsáveis pelo nosso equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Entretanto, não estamos sozinhos e precisamos compreender que há recursos e pessoas que podem nos ajudar. Se você está passando por uma situação mais sensível e sobrecarregada emocionalmente ou percebe que alguma pessoa próxima está busque essa ajuda ou mesmo oriente-a a buscar a ajuda necessária.

Passaremos por essa crise juntos, como humanidade e como umbandistas em uma mesma banda de amor, fraternidade, fé e luz.

Saravá a Umbanda! Ela não está somente no Terreiro, mas principalmente dentro de nossos corações!

Texto elaborado por Isadora Di Natale Nobre, Filha de Santo do T.E.U.C. Pena Verde – 01/07/2020.