Praticas saudáveis em tempos de COVID-19

SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL NA QUARENTENA

 

.

Vivemos em um momento delicado, de restrições, mas ao mesmo tempo de  grandes oportunidades !!!

 

Orientamos a todos seguir as recomendações das autoridades e sociedades  oficiais envolvidas no combate à pandemia.

 

Para auxiliar nesse período de reclusão separamos algumas dicas para ajudar a manter o equilíbrio físico e emocional nessa fase de isolamento social tão necessária.

 

Nesse período de quarentena mantenha seu foco nos cuidados pessoais!

 

ROTINA:

 

– Evite excesso de informações, limite o tempo de noticiários na televisão e outros meios de comunicação.

 

 

– Assista filmes “tranquilos”, séries ou documentário sobre outros assuntos.

 

– Cuidado com o excesso de tempo no celular e redes sociais.

 

– Filtre bem as informações dos grupos de WhatsApp, cuidados com as piadas enviadas nos grupos, há pessoas nele que possam ter familiares doentes.

 

– Tenha ROTINA: estipule horários para as refeições, para atividade física, para cuidar de si e etc.

 

– Está trabalhando em Home Office? Mantenha seus horários normais de trabalho. Se te ajudar, vista a roupa de trabalho.

 

– Evite outros excessos: de comida, de televisão, de sono. Mas também respeite seu corpo. Não há fórmulas, o seu próprio corpo aponta e sinaliza suas necessidades, esteja sensível a isso.

 

NOVOS HÁBITOS:

 

– Utilize a tecnologia para se aproximar de pessoas com quem não tem contato há algum tempo ou mesmo seus familiares próximos e amigos. Esse contato é importante para sentir e transmitir conforto e amparo.

 

– Use o tempo em casa para cuidar de si. Faça atividades como ler, pintar, desenhar, costurar etc.; é momento de aprender novas habilidades ou de praticar hobbies já adquiridos (e às vezes esquecidos ou deixados de lado em prol da rotina).

 

– Ouça música, cante, dance! Isso faz bem para a alma

 

 

– Aproveite para fazer aquele curso online que você deseja fazer há tanto tempo ou ler aquele livro que separou há semanas. É um ótimo momento para aprender coisas novas.

 

 

 

 

 

 

– Para a qualidade do sono: por volta de uma hora antes do momento de dormir, tente já manter o seu corpo relaxado, com atividades que exijam menos esforços físicos. Se estiver, por exemplo, assistindo à televisão, já coloque em um volume mais baixo, diminua a intensidade das luzes. Opte por atividades de relaxamento, se gostar, leia na cama ou coloque uma música de relaxamento com sons de natureza, é um bom momento para a meditação, ela ajuda a manter o corpo num estado de maior serenidade que auxilia na qualidade do sono.

 

– Evite deixar aparelhos eletrônicos próximo (mesmo o celular!), desligue sons e luzes. Às vezes dormimos, mas o ambiente continua “ligado” perturbando a nossa qualidade de sono e, portanto, prejudicando o nosso descanso necessário.

 

 

 

CASA:

 

– Aproveite também para arrumar a casa. Organize gavetas, armários, reveja suas roupas e acessórios e já separe doações para o pós quarentena. Crie um cronograma diário para arrumar toda a casa! Junte a família para isso.

 

– Fique em casa, mas tire o pijama.

 

– Se tiver crianças em casa, aproveite para brincar, estimule a sua criatividade e a dela.

 

– Se tiver animais de estimação, passe tempo com eles, essa troca energética faz muito bem para sua mente e sua alma.

 

– Se tiver uma sacada ou espaços externos, passe um tempo lá. Tente olhar para o céu, se conectar a natureza, ela tem o poder de nos acalmar e de nos renovar.

 

 

– Tente realizar algum exercício físico – dentro de suas possibilidades e interesses (isso ajuda a manter os cuidados com o seu corpo, mas também a melhorar a qualidade de sono e equilíbrio emocional, descarrega emoções negativas e ativa as positivas).

 

 

ALIMENTAÇÃO:

 

 

– Mantenha seu corpo hidratado! Beba água, chás…

 

– Faça suas refeições nos horários corretos.

 

– Não fique beliscando comida o dia inteiro, lembre-se que isso faz engordar.

 

– Cuidado com doces, bolos e guloseimas.

 

– Reúna a família e façam todos exercícios físicos em casa! Lembre-se que atividade física ajuda a modular o apetite.

 

– Não quebre sua rotina de sono, noites mal dormidas ou poucas horas de sono estão associadas a piores hábitos alimentares e, consequentemente, ganho de peso.

 

 

– Mantenha vida social online ativa, mas também faça atividades em casa, brinque com as crianças, aproveite para arrumar a casa…o tédio também está associado a piores hábitos alimentares.

 

– Aproveite para organizar e melhorar a qualidade da alimentação de todos em casa.

 

 

 

– Faça do cozinhar um momento de prazer, união e diversão! Marque um dia para fazer uma receita que todos irão participar!

 

 

COM CRIANÇAS:

 

 

– Não esconda seus sentimentos de seus filhos e explique a eles o que está acontecendo, de forma lúdica, respeitando sua fase de desenvolvimento (idade e maturidade), permita que eles expressem seus sentimentos e dúvidas, explique de forma serena e pedagógica. Seja real e verdadeiro sem provocar medo, ansiedade, desespero, visões preconceituosas ou mesmo dúvida em relação ao conteúdo explicado. Assim que terminar a explicação, peça para que a criança explique o que entendeu.

 

– Faça desenhos, conte uma história, use os brinquedos para explicar…. Use sua criatividade!

 

– Não deixe a criança sem resposta e fale sobre o assunto caso ela pergunte.

– Tenha atenção maior ao tempo de uso dos eletrônicos.

 

– Reúna a família, brinque de mímica, jogos de tabuleiro, desenhe, pinte… Varie as atividades.

 

 

 

– Tenha paciência extra! Crianças tem muita “energia”!

 

 

FINANÇAS:

 

– Aproveite para avaliar o seu orçamento doméstico.

 

 

– Estude como tem sido seus gastos. Aproveite para criar o hábito de estudar seus gastos e os acompanhá-los de perto.

 

 

– Faça economias (isso pode exigir importantes mudanças de hábitos), Crie METAS.

 

 

– Envolva toda a família nesse planejamento. Todos têm responsabilidades nos gastos.

 

 

– Organize suas refeições, isso ajuda na hora das compras de mercado.

 

 

– Se o seu negócio/ empresa está fechado ou desacelerado, aproveite para rever os gastos e possíveis economias, principalmente nesse período. Programe-se para novas atividades e divulgações para quando esse período passar. Mantenha contato com seus clientes…

 

 

– Acompanhe em sites e fontes oficiais as medidas governamentais para auxiliar empresas e profissionais no período de combate ao COVID-19.

 

 

 

REFLEXÃO:

 

 

– Reflita sobre o momento que passamos; medite (de sua forma, cada um tem a própria maneira de se conectar).

 

 

– Se você estiver em casa com familiares ou cônjuges, aproveite o tempo para diálogos, momentos juntos. É importante manter uma rotina de atividades pessoais, mas também aproveitar para realizar tarefas juntos. Exercite a paciência e a empatia (se colocar no lugar do outro), a convivência é um exercício de si com o outro, desafios fazem parte.

 

 

 

– A criatividade é essencial, aproveite esses dias para inventar coisas para fazer, ocupar o seu tempo de forma prazerosa.

 

 

 

 

 

– Se sentir ansiedade, tristeza, medo, saiba que esses sentimentos são naturais, na situação em que estamos momentos de fragilidade fazem parte. Se perceberem que eles se mantêm ou se intensificam busquem ferramentas para conseguir se tranquilizar (conversar com alguém próximo, ler um livro, fazer uma oração – isso é muito particular). Se você não souber o que te traz bem-estar, esse é o momento de experimentar para descobrir. Também é importante que você saiba que pode contar com profissionais de saúde mental, muitos órgãos e ONGs estão disponibilizando acolhimento psicológico gratuito online.

 

 

 

– Faça textos sobre o que você está sentindo ou passando. Exteriorize seus pensamentos e reflexões. Se se sentir a vontade, compartilhe suas palavras…

 

 

Você já se considera uma pessoa diferente? Topa o desafio de ser diferente?

 

 

É uma fase que irá passar, mantenhas os bons pensamentos e vibrações. Esforce-se para manter boas práticas a sua saúde física, emocional e espiritual. Se puder, fique em casa, cuide de sua saúde e de sua família.

 

 

 

Texto de Ricardo Moreno, Pai Pequeno do Templo Espiritual da Umbanda Caboclo Pena Verde