Firmeza

Ritual da firmeza dos Filhos de Santo

 

OBJETIVO

Definir e conceituar a prática, necessidade e fundamentos do ritual de firmeza restrito aos filhos de santo do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde

DEFINIÇÃO

É o ritual obrigatório a todos os filhos de Santo, principalmente os médiuns de consulta e que exerçam atividades de consulta, linha médica e descarrego adotado e praticado pelo Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde com base nos princípios da Umbanda, que visa estabelecer a ligação e sintonia com a energia espiritual emanada pelo Terreiro entre os Orixás, Entidades de trabalho e filhos de Santo através das oferendas representadas pelas velas, comidas, bebidas e demais apetrechos, tais como, pembas, fitas, cigarros, etc. É através dessa oferenda que se cria e fortalece o vínculo entre todos os elementos da prática espiritual de Direita e de Esquerda. Além disso, visa o fortalecimento da mediunidade dos Filhos de Santo, e a contribuição da mesma em seu vigor físico e mental, permitindo sua plena atuação nas atividades do Terreiro. Finalmente os firmados oferecem oferencem em agradecimento a luz de uma vela de sete dias branca (uma para todos) a Oxalá

 

ELEMENTOS ADOTADOS PELO TEMPLO NO RITUAL DA FIRMEZA.

 

Este ritual pode ser realizado individualmente ou em grupo de no máximo seis  pessoas, com divisão das despesas fazendo uma entrega única para todas as Entidades e Orixás, exceto Oxalá que deverá  ser feita individualmente. É obrigatória a presença do cambone para auxiliá-los nas tarefas.

 

PROCEDIMENTOS PRÉVIOS PREPARATÓRIOS

 

  • Dormir em esteira no chão durante 07 noites;
  • Usar lençol, travesseiro, cobertor e roupas brancas;
  • Fazer banho de defesa de ervas na sexta feira que antecede a firmeza após  banho normal.
  • Não comer carne vermelha (bovina e suína) durante o período de preparação.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nem bebidas escuras (café, coca cola, etc.) durante este período
  • Não manter relações sexuais durante esses 07 dias.
  • Durante esses dias dar preferência ao uso de roupas claras.
  • Não frequentar lugares de grande concentração de pessoas e/ou de consumo excessivo de álcool e atividades promiscua.
  • Evitar conflitos, discussões, confrontos verbais e/ou físicos.
  • Procurar somente pensamentos positivos, lugares de reflexão e oração.
  • Concentrar-se durante todo este período na purificação espiritual e física visando o ritual da firmeza.

 

 

ELEMENTOS QUE COMPÕEM AS OFERENDAS

 

Atualmente as oferendas estão restritas  a  flores, frutas e bebidas, exceção feita a Oxalá, onde cada firmando deve fazer a sua entrega individualmente,  e a Esquerda, porém havendo interesse dos formandos em homenagearam seus  Paes e Mães de cabeça, é possível ver as sugestões na aba Orixás e Entidades.

 

 

 RITUAL

 

Mesmo antes da abertura os Filhos de Santo colocam as oferendas nas mesas de Direita e Esquerda e posicionam as esteiras enfrente a mesa da Esquerda.

A abertura é iniciada com as Orações praticadas pelo Templo: o ponto de Oxalá, Hino da Umbanda e ponto do Caboclo Pena Verde, Iansã e Ogum seguido da defumação de todos e do ambiente.

Logo após inicia-se a firmeza da Esquerda com os pontos sendo cantados por todos, enquanto o(s) filho(s) de Santo é (são) firmado(s). Esta firmeza é feita  pelo Chefe de Esquerda que lava o pé direito do Filho com pinga e em seguida faz seu ponto com uma pemba preta. Antes do Filho firmando colocar suas guias elas são lavadas pelo cambone com pinga. Em seguida uma médium pré-designada pela Mãe de Santo incorporada com uma Pomba Gira lava o pé esquerdo do Filho com champanhe e faz seu ponto com uma pemba vermelha .Após essas etapas realizadas, os Filhos formandos oferecem 7 velas preta/vermelha que são acesas pelo seu cambone.

A etapa final da firmeza de esquerda é feita por um médium pré-designado pela Mãe de Santo que com maço de ervas de descarrego faz a limpeza do corpo

Ao término da firmeza todas as entidades de Esquerda dos Médiuns incorporados aproximam-se para um contato direto com o firmando selando o ritual com a vibração e proteção emanadas individualmente.

Concluído o trabalho de Esquerda,as esteiras são posicionadas ao lado da toalha da entrega da Direita e todos se dirigem para o centro do Terreiro onde a Entidade Cabocla Jurema da Mata fará a abertura da firmeza de direita realizando a limpeza, purificação e emitindo a vibração da direita banhando o Terreiro, todos os Filhos de Santo e participantes usando da força da natureza representada pelas folhas das arvores.

Assim que os pontos são iniciados cada Orixá ou Entidade é homenageada por cada um dos  firmados com 7 velas da cor que o caracteriza e um  Cambone de suporte, lava a guia referente a entidade chamada com água de cachoeira  , chuva ou mar e a coloca no pescoço do Médium. Caso alguma oferenda em particular for feita pelo firmando ela disposta após a entrega das velas. Na continuidade da cerimônia o Médium designado pela Mão de Santo fará o banho de pipoca de Omulu por todo o corpo do Médium firmado, evocando saúde, fartura, realização pessoal e amor, concluindo a cerimônia um médium faz um ponto na testa do firmando com uma pemba branca fazendo assim a  limpeza e purificação da Direita como uma referência a Oxalá.