• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Filosofia e Tradição

A Umbanda adotada pelo Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, pratica os conceitos da Umbanda Branca que sincretiza elementos da doutrina kardecista, do catolicismo, das religiões africanas e dos índios brasileiros. Seus valores são morais e espirituais, tais como, a Fraternidade, Respeito ao próximo, Humildade e o maior deles a Caridade. Os valores Espirituais tem como base religiosa o culto aos Espíritos, Entidades que se manifestam, através dos médiuns, e conduzem os trabalhos de orientação ou cura para os consulentes, orientação e desenvolvimento dos Médiuns. Culto aos Orixás, que são Espíritos/Divindades de um plano astral superior (ARUANDA), que na Terra estão associados e representam às forças e elementos da natureza.

Os Espíritos ou Entidades que se manifestam podem se apresentar de diferentes formas, Caboclo, Preto Velho, Criança, Baiano, Boiadeiro, etc.

Os Orixás cultuados pelo Templo, estão associados a Santos Católicos. A realidade dessa combinação vem dos tempos da escravidão, quando o Catolicismo impôs um verniz formal sobre as práticas religiosas africanas. Aparentemente, os negros praticavam o catolicismo, porém na realidade,  cultuavam os mitos africanos (isto é o sincretismo religioso, uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de outra).

Templo Espiritual de Umbada Caboclo Pena Verde cultua os seguintes Orixás: Oxalá, Oxossi, Ogum, Xangô, Obaluaê/Omulu, Iansã, Iemanjá, Janaina, Nanã Buruquê, Oxum, bem como Exu como representação maior da firmeza de Esquerda.