• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Oferendas

OBJETIVO

Definir o conceito, prática e fundamentos do ritual de entrega em homenagem a Entidades e Orixás cultuados pelo Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde.

DEFINIÇÃO OFERENDA

É um ritual adotado e praticado pelo Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, realizado mensalmente dentro do momento de maior vibração das Entidades e Orixás durante o ano, conforme exemplificado na janela Manifestações de Entidades e Orixás abaixo.



O ritual consiste da doação material de elementos de agrado em homenagem a cada uma das Entidades e Orixás, porém tendo como principal aspecto a concentração de fé, força e poder mental no pedido de ajuda, purificação, proteção e firmeza, porém, principalmente no agradecimento as graças e ensinamentos recebidos por intermédio dos mesmos. Esta postura deve ser mantida desde a preparação da oferenda até ser depositada na mesa de entrega. 

Os elementos materiais da oferenda simbolizam a retribuição às Entidades e Orixás no agradecimento às vitórias e sucessos alcançados. É através da oferenda que é depositada toda energia que será transformada em vibração e luz que será utilizada por Eles e revertida em poder que dará sustentação, firmeza e estreitamento dos laços com o doador da oferenda, fortalecendo-o em sua fé, crença e perseverança.  

A Umbanda vem evoluindo também no ritual de suas oferendas, flores e velas nos dias de hoje hoje são os elementos mais ofertados, substituindo alimentos e objetos que possam poluir o ambiente natural onde são realizadas as entregas. Mesmo assim o Templo Espiritual Caboclo Pena Verde, se preocupa em levantar as entregas separando os materiais recicláveis , contribuindo assim para a preservação ambiental e ao mesmo tempo preservando a tradição de agradecimento em retribuição a energia, proteção e luz recebida de todos os Orixás e Entidades. 

Na verdade a forma mais significativa de oferenda para a Espiritualidade, é a doação consciente da transformação do íntimo, das mudanças do comportamento e atitudes, demonstradas através das boas ações e do sentido maior da caridade e solidariedade. 

LOCAL E SUGESTÕES DE OFERENDAS

Todas estas oferendas serão realizadas em espaço próprio do nosso Templo no Santuário de Umbanda do Montanhão exceto a oferenda ao Orixá Iemanjá que é realizada na Praia.

Com relação às velas ofertadas foi padronizado um Kit contendo as velas de Pai e Mãe de cabeça da Mãe de Santo (amarela e vermelha), a do Comandante do Terreiro, o Caboclo Pena Verde (verde), a vela na cor da Entidade ou Orixá homenageado, bem como um Kit de esquerda (vermelha e preta) para os Comandantes de Esquerda Sete Encruzilhadas e Meia Noite, estas por sua vez serão entregues em todas as oferendas.