• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Breves esclarecimentos a respeito da Gira de Cura realizada no TEUCPV

INTRODUÇÃO

Nas giras de Cura realizadas no nosso Templo, não irão trabalhar apenas Entidades médicas, mas também aquelas ligadas à cura. É de extrema importância diferenciar a origem e a característica predominante de cada uma das Entidades envolvidas, para que se tenha o real entendimento do valor dessa gira, de sua intensidade e de seu verdadeiro alcance nos sentimentos, sensações e necessidades dos consulentes.

Leia mais:Breves esclarecimentos a respeito da Gira de Cura realizada no TEUCPV

Um Pequeno Guia Aplicado ao Desenvolvimento Mediúnico

Texto baseado em mensagem proferida pelo Dr. Fritz em 04/10/2010

Quanto maior a exposição do Médium aos trabalhos espirituais, maior e mais forte torna-se o vínculo com suas Entidades, Mentores e com toda relação espiritual com a qual atue, seja ela com o lado da luz ou mesmo das trevas.

Nosso propósito é a relação e o vínculo com o plano de Luz, e quanto mais se desenvolve a sensibilidade mediúnica e o aprimoramento da espiritualidade, mais intenso se torna esse vínculo. Acrescido a isso, para uma maior ligação e fortalecimento na interação espiritual, o Médium deve se deter em desenvolver principalmente suas Entidades predominantes, fazendo com que atuem com muito mais intensidade e desenvoltura no uso de seus dotes com qualidade, pleno e total efeito.

Leia mais:Um Pequeno Guia Aplicado ao Desenvolvimento Mediúnico

Assentamento, Formação, Propósito, Firmeza e continuidade de um Templo Espiritual de Umbanda

Um Templo Espiritual de Umbanda é idealizado, concebido em instâncias Espirituais de elevado plano sob orientação de OXALÁ. A missão de um Templo, neste plano é objeto de estudo e experimentos desenvolvidos ao longo de muitas vidas, onde neste período são identificadas e definidas as necessidades de aprendizado e evolução espiritual do povo de uma determinada região para a qual serão estabelecidas metas e objetivos, bem como é feita a indicação e preparação dos espíritos que estarão à frente deste Templo.

Leia mais:Assentamento, Formação, Propósito, Firmeza e continuidade de um Templo Espiritual de Umbanda

Orientação à prática do descarrego e sua finalidade e efeito

O descarrego é uma prática dentro do ritual adotado pelo Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde cujo sentido e finalidade ainda não é de todo conhecido pelos Filhos de Santo e principalmente pela Assistência.

Leia mais:Orientação à prática do descarrego e sua finalidade e efeito

Orientações sobre os objetivos da Limpeza e Firmeza de Esquerda e Direita ao final do ano

O Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde realiza ao final do ano, por orientação dos Orixás e Entidades de Comando da Casa o ritual de limpeza e firmeza de Esquerda para todos os Filhos de Santo na sexta-feira que antecede a firmeza de Direita, durante a Gira de Oxalá no Templo e finalizando o ano com a entrega para Oxalá no Santuário, também restrita aos Filhos de Santo.

Leia mais:Orientações sobre os objetivos da Limpeza e Firmeza de Esquerda e Direita ao final do ano

A relação ética entre Médiuns, Entidades, Cambone, Consulentes e o Templo

Dentro de um Terreiro de Umbanda e especialmente em nosso Templo o conceito de ética é de grande importância, seriedade e extrema responsabilidade e assim deve ser praticado. A ética é e deve ser prática constante em sua vida, seja em sua casa, em seu trabalho em seu circulo de amizades e convivência e com você mesmo.

Leia mais:A relação ética entre Médiuns, Entidades, Cambone, Consulentes e o Templo

Responsabilidades na relação das Entidades e Médiuns com o Templo e a Mãe de Santo

Todas as Entidades e Médiuns devem ter como entendimento o respeito pelo Templo e em relação à Mãe de Santo. As Entidades dos Filhos de Santo que se manifestam na corrente seja ela de Médium de consulta ou não, devem se apresentar a Mãe de Santo, identificando-se com o nome, linha de trabalho, forma com a qual se manifesta e sendo Médium de consulta, firmar seu respectivo ponto, caso já o tenha.

Leia mais:Responsabilidades na relação das Entidades e Médiuns com o Templo e a Mãe de Santo

Demanda Seu significado, efeitos, consequências e prevenção

A demanda é sempre o objeto de uma irradiação de fluídos que podem ser frutos de mal vindo de pessoas ou grupos adversos, envoltos e tomados por raivas, rancores, mágoas, inveja, ciúmes, mas principalmente motivados pela vingança e pelo ódio, sentimentos que ocupam de tal forma a mente, o coração e o próprio espírito, tornando obcecada a pessoa que deles se deixar influenciar.

Leia mais:Demanda Seu significado, efeitos, consequências e prevenção

O propósito da Firmeza do Templo, Mãe de Santo e Filhos de Santo

A firmeza de um Templo, Mãe de Santo e seus Filhos de Santo são de extrema e fundamental importância para o equilíbrio e proteção dos mesmos e dos trabalhos no Terreiro, preservando a força e energia da Corrente. Através da oferta de luz representada pelas velas, a Mãe de Santo faz sua oferenda aos Orixás e Entidades para que os mesmos atinjam cada vez mais a elevação e o progresso espiritual, trazendo para o Templo este mesmo efeito na mesma intensidade, bem como para todos seus Filhos, para que possam ter proteção e orientação nos trabalhos que irão se iniciar no Terreiro, bem como toda energia e fluidos emanados por Eles de forma a que estejam amparados e concentrados em suas atividades na Corrente.

Leia mais:O propósito da Firmeza do Templo, Mãe de Santo e Filhos de Santo

Mensagem proferida pela Entidade Médica Dr. Fritz em orientação aos Filhos de Santo quanto ao plano médico espiritual proposto pela Espiritualidade para o TEUCPV em 10/08/2010.

Dr. Fritz Entidade médica designada para estabelecer e dar inicio as atividades médicas no plano terrestre dentro do TEUCPV, passou aos filhos presentes envolvidos nos trabalhos médicos, orientações e explicações voltadas aos objetivos e metas definidas pelos Orixás e Oxalá na preparação do Templo e Médiuns para iniciação dos trabalhos de cura a partir do próximo ano.

Leia mais:Mensagem proferida pela Entidade Médica Dr. Fritz em orientação aos Filhos de Santo quanto ao...

A importância dos ensinamentos espirituais da Umbanda na formação religiosa dos jovens de hoje

Tomando como referência o Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, nota-se a crescente procura dos jovens pela religião Espírita, e neste caso pela Umbanda, em busca de alento, algo a que se apegar e principalmente respostas para suas dúvidas e questionamentos, que não encontraram em outras religiões ou mesmo em seus lares, ambientes de estudo e trabalho.

Leia mais:A importância dos ensinamentos espirituais da Umbanda na formação religiosa dos jovens de hoje

Orientação sobre mediunidade no conceito do TEUCPV

Todos os espíritos encarnados neste plano vêem acompanhados de alguma sensibilidade, de algum tipo de mediunidade, que se manifesta ao início de sua vida ou a partir de um determinado momento dela e dependendo do estímulo que receber, torna-se mais intensa. É a prática bem desenvolvida, dirigida e orientada desta sensitividade que a aprimora ao longo da vida, desde que seja tratada com aceitação, seriedade e comprometimento.

Leia mais:Orientação sobre mediunidade no conceito do TEUCPV

O sentido e a forma da oração para a Umbanda no conceito do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde

No conceito do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, a oração é uma conversa espontânea, sincera e descontraída com Oxalá e que não deve ser feita somente em momento de angústia ou desespero.

Leia mais:O sentido e a forma da oração para a Umbanda no conceito do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo...