• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Preto Velho

Os Pretos Velhos são Entidades que possuem como características mais marcantes a humildade, a simplicidade, o perdão, a resignação e, principalmente a fé e o amor. São Entidades de muita sabedoria, adquirida pela vivência, consequência de experiências de vida. São espíritos que cresceram com o sofrimento e aprenderam a perdoar; hoje representam o símbolo do perdão, da força e da capacidade de resistir e superar os obstáculos da vida. Conhecedores das fragilidades e falhas humanas combatem a vaidade, a arrogância e o orgulho, despertando a bondade, a paz, e o melhor em cada um de nós.

Representam essa sabedoria do velho, do ancião, simples e sábio que nos ensina a nunca perdermos a fé e a esperança em encontrarmos a nossa felicidade, mesmo diante da maior dificuldade.

O Grau Preto Velho encontra-se no quarto nível de evolução e é sustentado por Obaluaê e Nanã Buruquê. Porém, assim como qualquer outra Entidade, apesar da sustentação por Orixás específicos, podem trabalhar na regência de outros Orixás. Entretanto, em sua essência trarão as características de Obaluaê e Nanã, ou seja, a sabedoria, a maturidade, a transmutação e a cura e equilíbrio da alma. Sua energia é calma, serena e Suas palavras nos abraçam e nos acolhem, sempre com um conselho para nos dar, são pacientes e amorosos.

Possuem como arquétipo o simbolismo do ex-escravo, catequizado, pois em seu discurso trazem o sincretismo com os Santos Católicos. Nem todos foram escravos e negros em sua encarnação na Terra, mas utilizam dessa aparência e manifestação para incorporarem nessa linha específica de trabalho.

Ensinam-nos através do cuidado, do acolhimento e da inspiração, a sermos simples de coração e a nunca julgarmos o outro, pois cada um tem o seu tempo de evolução. Também nos ensinam a transcender os nossos traumas e a nos libertar de nossas amarras pessoais.

São ótimos benzedores e curadores das mazelas do espírito. Podem fazer uso de ervas e mandingas para alcançar a cura de nossos males.

PONTO DE CHAMADA NA ABERTURA DA GIRA:

TEM QUE TER FÉ,

QUEM NÃO ACREDITA

TEM QUE TER FÉ

NAS SANTAS ALMAS BENDITAS

NUM MANTO BRANCO DESCEU

UMA PRETA-VELHA DE VÉU

TRAZENDO PRA TODOS SEUS FILHOS

A BÊNÇÃO VINDA DO CÉU

COM A LUZ FORTE DOS QUERUBINS

ENTOAVAM UNIDOS EM FÉ

NEGUINHA VOCÊ É A SANTA MAMÃE

SALVE A SANTA MARIA JOSÉ (BIS)

 

PONTO DE PRETO VELHO:

 

 

VEM, VEM MÃE PRETA CHORAR

VEM, VEM CRIANÇA CHORAR

O HOMEM BRANCO,

TROUXE DOR E LAMENTO

E O PRETO-VELHO ENTÃO,

SOFREU COM SUA AMBIÇÃO

MAS, MESMO ASSIM

FOI ELE QUEM MAIS CRESCEU

MESMO COM DOR,

CHIBATA E SOFRIMENTO

MESMO COM DOR,

HOJE ELE É UM EXEMPLO

SUA HUMILDADE,

EXPERIÊNCIA

DIGNIDADE

E PACIÊNCIA

VEM, VEM MÃE PRETA DANÇAR

VEM, VEM CRIANÇA DANÇAR

MESMO COM DOR,

CHIBATA E SOFRIMENTO

MESMO COM DOR,

HOJE ELE É UM EXEMPLO

SUA HUMILDADE,

EXPERIÊNCIA

DIGNIDADE

E PACIÊNCIA

PRETO-VELHO EU VOU TOCAR,

POR FAVOR PODE DESCER

VEM COMIGO FESTEJAR

O NOVO AMANHECER

A SENZALA ACABOU,

JÁ CESSOU O SOFRIMENTO 

SUA PAZ E ALEGRIA

CONTAGIAM O MOMENTO